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O Governo de Portugal suspendeu as atividades com alunos nas escolas entre 16 de março e 13 de abril. A Direção do Agrupamento de Escolas de Monchique considera fundamental que os encarregados de educação dos alunos matriculados nas escolas do concelho de Monchique cumpram as normas de higiene recomendadas pelas autoridades de saúde e pratiquem o distanciamento social aconselhável durante o período considerado. Importa ainda ter em conta que a participação dos alunos em atividades, iniciativas e deslocações é desaconselhável uma vez que poderão potenciar a transmissão do vírus do COVID-19.  Assim, recomenda-se a permanência em casa de todos. Só cumprindo estas recomendações poderá ser possível impedir o surgimento de casos de contágio pois de outro modo a obrigatoriedade do encerramento de escolas não terá efeitos práticos. 
Durante o período de suspensão deverão os encarregados de educação contactar os diretores de turma/titulares de turma e a Direção caso sejam sinalizados casos de suspeição/confirmação de contágio de modo a poder ser feita a atualização da situação epidemiológica. 
Interessa ainda referir que o Ministério da Educação irá transmitir nos próximos dias novas orientações curriculares e pedagógicas. Os encarregados de educação serão informados de todos os procedimentos escolares dos seus educandos através dos diretores de turma/titulares de turma. Poderão ainda ir consultando a página do agrupamento, a qual tentaremos manter atualizada. Em caso de dúvida poderão sempre contactar para a Direção.  
De acordo com as primeiras orientações recebidas, a avaliação sumativa do 2º período escolar será efetuada no período normal com base nos elementos disponíveis tendo em conta o carácter contínuo da avaliação, segundo o Ministro da Educação os professores poderão ainda recolher elementos de avaliação através dos meios digitais, pelo que todos os encarregados de educação deverão acompanhar as informações que vão sendo transmitidas.
 
13 de março de 2020
A Diretora
Maria de Jesus Duarte

Atualmente é cada vez mais urgente refletir sobre a problemática da poluição e por isso há que desenvolver a educação e a consciência ambiental. Este ano a atividade do Carnaval também quis reforçar a mensagem da promoção ambiental  e da cidadania. Nesse sentido "Salvar o Planeta»  foi o tema trabalhado  pelos alunos e comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Monchique. Além das turmas do Agrupamento também participou a Creche Municipal. Um grupo de idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Monchique também assistiu e participou.
Este evento  foi uma parceria com a Junta de Freguesia de Monchique e com a Ludoteca de Monchique que apoiaram e colaboraram na organização e contou com a colaboração do Município e da GNR.
A Direção e os docentes do Agrupamento agradecem a todas as entidades parceiras e apoiantes bem como aos encarregados de educação e restante comunidade educativa.

Para ver as fotos do desfile clique no link.

No passado dia 12 de fevereiro, a nossa escola sede recebeu a companhia de teatro EDUCA, que nos brindou com duas peças dedicadas a matemática.

A primeira peça de teatro era direcionada para o segundo ciclo, tinha como título, “MATEMATICOMANIA 2 – A ORIGEM” e, segundo o site da companhia, a “ história começa com o pequeno Ceia, cujas notas a matemática não foram as melhores e, como consequência, foi passar as férias da Páscoa com o avô (grande matemático) à aldeia. Numa limpeza ao jardim da casa do avô, descobre um anel que, ao colocar no dedo, o transporta para várias realidades paralelas que necessitam ajuda para a resolução de vários problemas matemáticos. Esse Anel mágico que o avô julgava perdido para sempre, ganha vida de 2 em 2 gerações…”

A segunda, intitulada “M@T-MÁTICA TOUR”, era dirigida ao 3º ciclo. De acordo com a própria companhia de teatro, “neste espetáculo, e depois de se inscreverem num concurso televisivo, dois jovens irão percorrer quatro cidades portuguesas, onde descobrirão várias particularidades, utilizando a matemática. Levados nesta viagem por um guia “extravagante”, os jovens terão de resolver vários desafios de modo a conseguirem vencer o prémio final. Será que conseguirão vencer o concurso?”

Estas peças foram criadas com o intuito de motivar os jovens para ultrapassar as barreiras da aprendizagem da matemática, concluindo que ela pode ser divertida e levá-los a perceber que a matemática está em todo o lado, mesmo que não reparemos nela.