COMUNICADO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (COVID-19 - Suspensão das atividades letivas)

O Governo de Portugal suspendeu as atividades com alunos nas escolas entre 16 de março e 13 de abril. A Direção do Agrupamento de Escolas de Monchique considera fundamental que os encarregados de educação dos alunos matriculados nas escolas do concelho de Monchique cumpram as normas de higiene recomendadas pelas autoridades de saúde e pratiquem o distanciamento social aconselhável durante o período considerado. Importa ainda ter em conta que a participação dos alunos em atividades, iniciativas e deslocações é desaconselhável uma vez que poderão potenciar a transmissão do vírus do COVID-19.  Assim, recomenda-se a permanência em casa de todos. Só cumprindo estas recomendações poderá ser possível impedir o surgimento de casos de contágio pois de outro modo a obrigatoriedade do encerramento de escolas não terá efeitos práticos.
Durante o período de suspensão deverão os encarregados de educação contactar os diretores de turma/titulares de turma e a Direção caso sejam sinalizados casos de suspeição/confirmação de contágio de modo a poder ser feita a atualização da situação epidemiológica.
Interessa ainda referir que o Ministério da Educação irá transmitir nos próximos dias novas orientações curriculares e pedagógicas. Os encarregados de educação serão informados de todos os procedimentos escolares dos seus educandos através dos diretores de turma/titulares de turma. Poderão ainda ir consultando a página do agrupamento, a qual tentaremos manter atualizada. Em caso de dúvida poderão sempre contactar para a Direção.
De acordo com as primeiras orientações recebidas, a avaliação sumativa do 2º período escolar será efetuada no período normal com base nos elementos disponíveis tendo em conta o carácter contínuo da avaliação, segundo o Ministro da Educação os professores poderão ainda recolher elementos de avaliação através dos meios digitais, pelo que todos os encarregados de educação deverão acompanhar as informações que vão sendo transmitidas.

13 de março de 2020
A Diretora