…A violência de um incêndio...

A violência de um incêndio, deflagrado na tarde de 3 de agosto de 2018, no sítio das Taipas, exigiu que a Escola Básica Manuel do Nascimento acolhesse nos seus espaços as pessoas deslocadas das suas casas. E para ajudar estas vítimas vieram também as diferentes equipas de técnicos (assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos …) e voluntários. Muitos elementos da escola, docentes e não docentes, ali acorreram diariamente para ajudar no que era necessário: abrir portas, confecionar refeições, preparar lanches e apoiar todos os que precisavam.
Tudo o que se poderia dizer… está nas memórias de cada pessoa que viveu este acontecimento… um incêndio devastador da serra de Monchique. A vivência ofegante destes dias, para vítimas, combatentes, técnicos, ajudantes, ou voluntários, ficou marcada de negro no coração de cada um…
E agora…? Tal como algumas plantas, que apenas debaixo da terra nua e preta ainda conseguiram salvar um pouquinho de sua seiva, e mesmo amedrontadas já estão a rebentar… também nós desejamos que chegue rapidamente o conforto da humidade e das baixas temperaturas e pensamos: “É preciso renascer!”

Maria de Jesus Duarte,
Diretora do Agrupamento de Escolas de Monchique