Uncategorised

Desfile de Carnaval 2020

Atualmente é cada vez mais urgente refletir sobre a problemática da poluição e por isso há que desenvolver a educação e a consciência ambiental. Este ano a atividade do Carnaval também quis reforçar a mensagem da promoção ambiental  e da cidadania. Nesse sentido "Salvar o Planeta»  foi o tema trabalhado  pelos alunos e comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Monchique. Além das turmas do Agrupamento também participou a Creche Municipal. Um grupo de idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Monchique também assistiu e participou.
Este evento  foi uma parceria com a Junta de Freguesia de Monchique e com a Ludoteca de Monchique que apoiaram e colaboraram na organização e contou com a colaboração do Município e da GNR.
A Direção e os docentes do Agrupamento agradecem a todas as entidades parceiras e apoiantes bem como aos encarregados de educação e restante comunidade educativa.

Para ver as fotos do desfile clique no link.

O triângulo, escola - teatro - matemática, nunca desilude!

No passado dia 12 de fevereiro, a nossa escola sede recebeu a companhia de teatro EDUCA, que nos brindou com duas peças dedicadas a matemática.

A primeira peça de teatro era direcionada para o segundo ciclo, tinha como título, “MATEMATICOMANIA 2 – A ORIGEM” e, segundo o site da companhia, a “ história começa com o pequeno Ceia, cujas notas a matemática não foram as melhores e, como consequência, foi passar as férias da Páscoa com o avô (grande matemático) à aldeia. Numa limpeza ao jardim da casa do avô, descobre um anel que, ao colocar no dedo, o transporta para várias realidades paralelas que necessitam ajuda para a resolução de vários problemas matemáticos. Esse Anel mágico que o avô julgava perdido para sempre, ganha vida de 2 em 2 gerações…”

A segunda, intitulada “M@T-MÁTICA TOUR”, era dirigida ao 3º ciclo. De acordo com a própria companhia de teatro, “neste espetáculo, e depois de se inscreverem num concurso televisivo, dois jovens irão percorrer quatro cidades portuguesas, onde descobrirão várias particularidades, utilizando a matemática. Levados nesta viagem por um guia “extravagante”, os jovens terão de resolver vários desafios de modo a conseguirem vencer o prémio final. Será que conseguirão vencer o concurso?”

Estas peças foram criadas com o intuito de motivar os jovens para ultrapassar as barreiras da aprendizagem da matemática, concluindo que ela pode ser divertida e levá-los a perceber que a matemática está em todo o lado, mesmo que não reparemos nela.

     

     

A conhecer a História local

Na manhã do dia cinco de fevereiro os alunos do 5.º ano da Escola Básica Manuel do Nascimento realizaram uma visita de estudo ao Cerro do Castelo do Alferce e às Caldas de Monchique. O âmbito desta atividade integra-se na criação de narrativas ilustradas do património histórico de Monchique em parceria com a Câmara Municipal de Monchique. O projeto consiste na recolha de informações nos locais designados e na construção de trabalhos ilustrados num trabalho de articulação entre as disciplinas de História e Geografia de Portugal, Educação Visual, Educação Tecnológica e Português. O resultado final consistirá na edição de um livro patrocinado pela Câmara Municipal de Monchique. A visita foi guiada pelo arqueólogo municipal Fábio Capela e contou com a colaboração do Sr.º Presidente da Junta de Freguesia de Monchique, José Gonçalo Duarte. A acompanhar os alunos estiveram presentes os docentes Eleutério Torrado, Fernanda Gomes e Paulo Girão. Numa primeira fase, os alunos conheceram os vestígios arqueológicos do Castelo do Alferce e exploraram os espaços da fortificação sob orientação do arqueólogo Fábio Capela que abordou as primeiras formas de povoamento do local sob ocupação muçulmana detalhando alguns pormenores ligados às estruturas e ao espólio encontrado. Seguidamente, a visita seguiu na direção das Caldas de Monchique tendo a comitiva sido recebida no Hotel Vila Termal onde foi feita uma pequena abordagem histórica do edifício e do espaço circundante. O arqueólogo Fábio Capela e o Sr.º Presidente da Junta, José Gonçalo Duarte, elucidaram os alunos sobre o povoamento do local tendo-se destacado a descrição de placas e aras ilustrativas da ocupação romana e de épocas posteriores lamentando os presentes as más condições de manutenção e preservação das referidas estruturas. No final, ainda foram apresentados aos alunos alguns minerais e utensílios de bronze retirados das escavações feitas na zona.

     

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS – 2019/2020

A Escola Básica Manuel do Nascimento organiza pelo quarto ano consecutivo o projeto ligado à divulgação e escolha de propostas relacionadas com o melhoramento do espaço escolar no âmbito do orçamento Participativo das Escolas, uma iniciativa do Ministério da Educação. Tal como nos anos anteriores, o projeto tem procurado dar voz aos estudantes do 3º ciclo do ensino básico e fornecer soluções para algumas necessidades práticas sentidas pelos alunos. Procura-se promover o sentido de responsabilidade e os valores e práticas democráticas ligadas à participação cívica dos alunos no contexto escolar. Através do financiamento a atribuir à Escola (500 euros) poderão os alunos beneficiar da utilização dos recursos adquiridos graças ao seu esforço e empenho. Em 2019 venceu a proposta de Lista B cujo slogan de campanha era o seguinte: “Se numa sala de convívio queres estar, na lista B deves votar!”. Na execução deste projeto, criou-se um espaço de convívio para os alunos da Escola no Bloco D equipado com cadeiras, mesas, tapetes, almofadas, pufes e jogos. Organizadas em listas, as propostas terão que ser subscritas individualmente ou por grupos de alunos até um máximo de cinco e terão que ser entregues na Secretaria da Escola até ao final do mês de fevereiro num documento especificamente elaborado para o efeito. Cada proposta terá que contar com o apoio de pelo menos cinco colegas do terceiro ciclo. A divulgação das propostas no espaço escolar será efetuada entre os dias 10 e 23 de março através de informação oral, da elaboração de cartazes e panfletos, da realização de debates e do uso da página da Escola. No dia 24 de março ocorrerão as eleições no Polivalente da Escola durante o período da manhã. Os resultados serão divulgados e afixados no polivalente da Escola durante a tarde desse dia. A Escola conta com participação de todos os alunos do terceiro ciclo na escolha do melhor projeto e apela para o contributo dos encarregados de educação na sensibilização dos seus educandos para a importância do projeto na formação de uma consciência cívica e na criação de uma cidadania ativa. Até ao final do mês de maio será planeada a execução da proposta vencedora e a sua concretização será materializada até ao final do ano civil.