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Prémios Milage 2021-2022: Agrupamento de Escolas de Monchique

No passado dia 28 de julho, realizou-se, na Galeria de Stº António, a entrega dos prémios Milage Aprender+ aos alunos do Agrupamento de Escolas de Monchique. Esta iniciativa resultou de uma pareceria entre o Agrupamento de Escolas de Monchique, a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Monchique, no âmbito do Plano de Inovação e Promoção do Sucesso Escolar. A entrega de prémios contou com o apoio financeiro e logístico do Município, que comparticipou os prémios para os vencedores. Os prémios atribuídos foram: um tablet ipad para o 1.º lugar (Inês Duarte, 8.º ano); um tablet Samsung para o 2.º lugar (Ana Maria Sampaio, 8.º ano) e um tablet Lenovo para o 3.º lugar (Leonor Valério, 9.º ano). Além disso, a todos os alunos classificados até ao 10.º lugar (inclusive) foi entregue uma t-shirt. A atribuição destes prémios tem como principal objetivo potenciar a aprendizagem dos alunos com recurso às tecnologias, nomeadamente, dispositivos móveis (telemóvel ou tablet), com vista a melhorar o desempenho de todos os alunos e reconhecer aqueles que mais se empenharam na resolução de exercícios / problemas de matemática. 

Os alunos do agrupamento estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2021/2022, tendo recebido elogios e aplausos por parte dos presentes: Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Paulo Alves, Vereadora da CMM, com o pelouro da Educação, Helena Martiniano, Responsável e coordenador do Projeto Milage Aprender+, Professor Mauro Figueiredo (Universidade do Algarve); Vice-diretora do Agrupamento de Escolas de Monchique, Andreia Matias, e Professora de Matemática, Anabela Andrez.

A plataforma MILAGE APRENDER+ implementa um modelo pedagógico inovador de aprendizagem ativa centrada nos alunos, num ambiente gamificado, com vídeos educacionais e com um esquema de autoavaliação e de avaliação por pares. Esta aplicação permite percursos diferenciados de aprendizagem, promove a reflexão individual e em grupo e estimula a autonomia. Além disso, permite um feedback imediato aos alunos.

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Escola Digital

 

O Programa de digitalização para as Escolas é uma das medidas estabelecidas no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020).

Para mais informações sobre este programa clique no link abaixo:

https://view.genial.ly/61d37bd31d0f2b0ded90182e/presentation-escola-digital

 

Além disso, nos ficheiros abaixo poderá encontrar documentos de apoio ao funcionamento dos equipamentos:

COVID-19 2021-2022

Referencial Escolas – Controlo da transmissão de COVID-19 em contexto escolar (atualizado a 30/09/2021)

 

Planos de contingência do Agrupamento de escolas de Monchique: (atualizados em novembro de 2021):

 

Escolas de acolhimento - atualizado a 23/12/2021

Clique aqui para consultar a Lista das Escolas de referência para Acolhimento de filhos e outros dependentes de trabalhadores cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos na sequência da suspensão das atividades letivas e educativas de 27 de dezembro a  30 dezembro e de 3 a 7 de janeiro. 

Ler com História e Expressão

O projeto “Ler com História e Expressão” foi uma atividade desenvolvida no corrente ano letivo relacionada com a leitura e análise de obras relacionadas com o Holocausto e envolvendo os alunos do 9º ano e as disciplinas de Educação Visual, História e Português. Este projeto contou com a participação da Biblioteca Escolar e do “Jornal de Monchique”. Procurando mobilizar os alunos para a construção de textos com base nas leituras efetuadas, foram produzidos trabalhos individuais que foram publicados no blog da Biblioteca e no “Jornal de Monchique” (cartas, recensões críticas, textos de opinião, resenhas históricas). Para além de incentivar nos alunos o prazer de ler e desenvolver a expressão escrita destes, procurou-se igualmente sensibilizar através do estudo do nazismo para temas tão delicados e atuais como o racismo, a xenofobia e a violência entre povos.