Exposição da I Guerra

O Agrupamento de Escolas de Monchique inaugurou no passado dia 3 de janeiro uma exposição intitulada “A marchar para as trincheiras – relembrar 1914-1918”. Da autoria do Arquivo Histórico de Albufeira, a exposição retrata os momentos principais do conflito mundial sem esquecer a participação portuguesa em África e nas trincheiras da frente ocidental na Europa. A exposição está aberta ao público até ao próximo dia 17 deste mês no Salão Polivalente da Escola Básica Manuel do Nascimento e é composta por dezanove painéis com imagens e texto alusivo aos diferentes assuntos relacionados com a I Guerra Mundial. A exposição é apresentada alternando cronologias com temáticas específicas tais como a participação das mulheres ou a situação dos prisioneiros de guerra, sem esquecer os antecedentes, os principais conflitos, os armamentos ou as consequências do pós-guerra. A participação portuguesa é bem ilustrada em painéis alusivos à formação do CEP e à Batalha de La Lys. Destaque ainda para a situação do Algarve durante o conflito e para um interessante texto escrito pelo neto de um militar algarvio que esteve presente em La Lys. A complementar os painéis encontra-se em visualização um documentário da BBC sobre a I Guerra Mundial. Os docentes de História do Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Agrupamento irão trabalhar com os alunos do 4º ano, do 2º e 3º ciclo orientando a visita e realizando trabalhos relacionados com a I Guerra Mundial.

Ler mais: Exposição da I Guerra

Ano Letivo 2018-2019

Passou agosto de 2018… e chegou setembro!


É este o mês que diz às escolas:
- Os alunos terminaram as férias e há que começar um novo ano letivo!
E tudo à volta do estabelecimento escolar, dentro e fora dele, começa a mexer! E nas famílias as conversas sobre a escola tornam-se diárias…

Novos professores, novos alunos, novas matérias, novos programas, novos projetos…e a continuidade da paixão de aprender e ensinar retoma a sua velocidade natural.

Que o ano 2018-2019, que agora começa, seja preenchido de bom trabalho e sucesso para alunos, pais, encarregados de educação, professores, técnicos e assistentes operacionais. Bom Ano Letivo para todos!

3 de setembro/2018                                                      A Diretora,
                                                                         Maria de Jesus Duarte

…A violência de um incêndio...

A violência de um incêndio, deflagrado na tarde de 3 de agosto de 2018, no sítio das Taipas, exigiu que a Escola Básica Manuel do Nascimento acolhesse nos seus espaços as pessoas deslocadas das suas casas. E para ajudar estas vítimas vieram também as diferentes equipas de técnicos (assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos …) e voluntários. Muitos elementos da escola, docentes e não docentes, ali acorreram diariamente para ajudar no que era necessário: abrir portas, confecionar refeições, preparar lanches e apoiar todos os que precisavam.
Tudo o que se poderia dizer… está nas memórias de cada pessoa que viveu este acontecimento… um incêndio devastador da serra de Monchique. A vivência ofegante destes dias, para vítimas, combatentes, técnicos, ajudantes, ou voluntários, ficou marcada de negro no coração de cada um…
E agora…? Tal como algumas plantas, que apenas debaixo da terra nua e preta ainda conseguiram salvar um pouquinho de sua seiva, e mesmo amedrontadas já estão a rebentar… também nós desejamos que chegue rapidamente o conforto da humidade e das baixas temperaturas e pensamos: “É preciso renascer!”

Maria de Jesus Duarte,
Diretora do Agrupamento de Escolas de Monchique