ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS – 2019/2020

A Escola Básica Manuel do Nascimento organiza pelo quarto ano consecutivo o projeto ligado à divulgação e escolha de propostas relacionadas com o melhoramento do espaço escolar no âmbito do orçamento Participativo das Escolas, uma iniciativa do Ministério da Educação. Tal como nos anos anteriores, o projeto tem procurado dar voz aos estudantes do 3º ciclo do ensino básico e fornecer soluções para algumas necessidades práticas sentidas pelos alunos. Procura-se promover o sentido de responsabilidade e os valores e práticas democráticas ligadas à participação cívica dos alunos no contexto escolar. Através do financiamento a atribuir à Escola (500 euros) poderão os alunos beneficiar da utilização dos recursos adquiridos graças ao seu esforço e empenho. Em 2019 venceu a proposta de Lista B cujo slogan de campanha era o seguinte: “Se numa sala de convívio queres estar, na lista B deves votar!”. Na execução deste projeto, criou-se um espaço de convívio para os alunos da Escola no Bloco D equipado com cadeiras, mesas, tapetes, almofadas, pufes e jogos. Organizadas em listas, as propostas terão que ser subscritas individualmente ou por grupos de alunos até um máximo de cinco e terão que ser entregues na Secretaria da Escola até ao final do mês de fevereiro num documento especificamente elaborado para o efeito. Cada proposta terá que contar com o apoio de pelo menos cinco colegas do terceiro ciclo. A divulgação das propostas no espaço escolar será efetuada entre os dias 10 e 23 de março através de informação oral, da elaboração de cartazes e panfletos, da realização de debates e do uso da página da Escola. No dia 24 de março ocorrerão as eleições no Polivalente da Escola durante o período da manhã. Os resultados serão divulgados e afixados no polivalente da Escola durante a tarde desse dia. A Escola conta com participação de todos os alunos do terceiro ciclo na escolha do melhor projeto e apela para o contributo dos encarregados de educação na sensibilização dos seus educandos para a importância do projeto na formação de uma consciência cívica e na criação de uma cidadania ativa. Até ao final do mês de maio será planeada a execução da proposta vencedora e a sua concretização será materializada até ao final do ano civil.

Exposição: Aldeamentos Neolíticos

No polivalente da Escola Básica Manuel do Nascimento encontram-se expostos trabalhos realizados por alunos do 5.º ano de escolaridade no final deste período letivo. Estes trabalhos foram pedidos pela professora Maria Conceição Windle no âmbito da matéria lecionada sobre a Pré-História. Os trabalhos apresentados representam maquetas de aldeamentos do período neolítico e das atividades produtoras desenvolvidas na altura e foram elaborados em formatos e materiais diversos. Nalguns projetos foram usados elementos naturais como madeira, terra e musgo. A exposição está aberta ao público durante a época natalícia.

Hoje, dia 16 de janeiro, faz 247 anos que Monchique foi elevado a concelho

Nas aulas da disciplina de História e Geografia de Portugal, 6.ºAno, de acordo com os conteúdos do programa  e com o objetivo de estimular o conhecimento e divulgação da História local  foi proposto aos alunos a realização de  trabalhos de pesquisa visando a comemoração do  “Dia do Alvará”. Como forma de comemorar os 247 anos de autonomia do concelho de Monchique, concedida pelo rei D. José I, por alvará de 16 de janeiro de 1773, no qual Monchique é elevado  à categoria de Vila, os alunos  realizaram os  cartazes  que deram origem à exposição que se encontra no  polivalente da Escola Básica Manuel do Nascimento  intitulada  ”Elevação de Monchique a Vila”.

Para além do importante  conhecimento histórico da formação do nosso concelho, pois “só se pode valorizar e preservar  aquilo que conhecemos”  os alunos tiveram a oportunidade de adquirir técnicas de pesquisa, de elaboração de trabalhos e de referências bibliográficas.

     

     

     

A troca de postais de Natal

Na escola está a decorrer uma troca de postais com mensagens de Natal. Todos os alunos do 5.º, 6.º, 7.º e 8.º fazem um postal para qualquer pessoa da escola. Fazem um ou mais postais de Natal, a seu gosto. Depois escrevem uma mensagem de Natal em Português e uma correspondente em Inglês / Francês (7.º anos).

Após a conclusão colocam-no no marco de correio, que os alunos do ateliê Palavras e Arte fizeram.

Esta atividade é da disciplina de Português e de Inglês. Foi planeada para incentivar as pessoas a trocarem postais, como antigamente, pois essa tradição já não é muito utilizada. 

A distribuição será feita no último dia de aulas no decorrer da festa.

                                                                                                Os alunos

                                                                                                Afonso Luís 5.º B, n.º 2

                                                                                                Daniela Reis 5.º B, n.º 5

                                                                                                Leonor Páscoa 5.º B, n.º 13

Ler mais: A troca de postais de Natal

Concerto de Natal na Igreja Matriz de Monchique

Um concerto de Natal entoado pelos alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Monchique encheu a Igreja Matriz local, no passado dia 12 de dezembro, pelas 10h30m. Foram maestros os educadores e professores. Foram ouvir, apreciar e aplaudir as famílias e a comunidade local.

Neste evento escolar e natalício os alunos brindaram os seus familiares e amigos com muitas canções de Natal: as crianças do Jardim de Infância de Monchique cantaram “Natal é HA A A A”; os alunos do Jardim de Infância e do 1.º Ciclo de Marmelete entoaram a canção “Abram-se lá essas portas”; as turmas do 1.º e 2.º anos da Escola de São Pedro a canção “12 dias de Natal”; as turmas do 3.º e 4.º anos da Escola de São Pedro cantaram a canção “O Pai Natal está a chegar”; as três turmas da Escola de São Roque cantaram a canção “Broas de mel”; e por fim tivemos a  atuação musical em inglês dos alunos das turmas de 3.º e 4.º ano com a música “Hello, Reindeer!”

No final do concerto, num gesto de partilha e solidariedade, alguns alunos entregaram pijamas para o Lar de Crianças Bom Samaritano, de Alvor. Estes presentes foram comprados com a verba angariada pelos alunos do 1.º Ciclo, em colaboração com os pais e familiares, no mês de novembro, em especial no Dia do Pijama. Em nome dessa instituição esteve presente a receber os pijamas a senhora Sónia Figueiredo. 

Por fim, o concerto terminou com todos, pequenos e grandes, a entoar a canção “A Todos um Bom Natal!”.

      

     

 

Ação de sensibilização para o consumo de pescado

Docapesca, em parceria com a Escola Azul, na nossa Escola

No dia 9 de dezembro, no auditório do Agrupamento de Escolas de Monchique, as turmas do segundo ciclo e as turmas do sétimo ano de escolaridade foram assistir, durante cerca de sessenta minutos, a uma campanha de sensibilização para o consumo de pescado pela Docapesca, em parceria com a Escola Azul.

Esta ação contou com a presença do atleta Francisco Lufinha – Kitesurf, que bateu o record mundial de mais tempo em cima de uma prancha de kitesurf, em 2013, quando percorreu desde o Porto até Lagos, entre 27 a 29 horas, sem parar. Francisco Lufinha precisou de se alimentar bem, nomeadamente através do consumo de pescado, e de uma boa preparação física. 

Os alunos, e os professores que os acompanharam, tiveram a oportunidade de ficar a conhecer o circuito do pescado do carapau. O carapau é um peixe, que, para quem não sabe, também se denomina de “jaquinzinho” (quando o carapau é pequeno) e chicharro (quando o carapau é grande). Um carapau mede entre 15 a 30 cm e o maior mede cerca de 60 cm.

Um carapau alimenta-se de peixes mais pequenos e moluscos, por exemplo o polvo, e, ainda, de crustáceos. Os carapaus não se alimentam na época de reprodução. 

Ficaram, ainda, a conhecer os diversos momentos pelos quais o carapau passa até chegar aos nossos pratos: a pesca, a descarga nas traineiras, a triagem, o leilão e a distribuição, entre outros.

As técnicas modernas de pesca do carapau são a rede e o arrasto. Antigamente, em muitas praias portuguesas, a pesca era feita em rede, daí denominar-se arte xávega. Hoje em dia esta arte de pescar só acontece em algumas praias do nosso país. 

Esta espécie de peixe tem um elevado valor nutricional e, assim, dever-se-ia comer mais vezes. Para além desse aspeto muito importante, se houver maior consumo de carapau, que está bastante disponível na nossa área marítima, isso fará aumentar o rendimento dos pescadores garantindo, assim, a sustentabilidade do pescado. 

Toda a gente sabe que o peixe faz bem à saúde, mas há muitas pessoas que não o sabem. 

“É carapau!” – é a expressão usada pelo atleta Francisco Lufinha, num anúncio publicitário cujo objetivo é apelar aos portugueses, principalmente aos jovens, para consumo daquela espécie de peixe. Francisco Lufinha é um dos atletas de alta competição que acompanha a Docapesca, em parceria com a Escola Azul, e que inspira os jovens a criar, também, hábitos de alimentação mais saudáveis. 

Foi dada a oportunidade aos alunos presentes de colocarem perguntas e ficarem mais esclarecidos em relação à promoção de hábitos de alimentação saudáveis, mais concretamente em relação ao consumo de carapau. 

Os alunos ficaram, ainda, mais informados acerca do assunto que a Docapesca, em parceria com a Escola Azul, apresentou e gostaram de ter conhecido o atleta Francisco Lufinha. No final, o grupo responsável por tirar apontamentos deste evento foram fotografados com Francisco Lufinha. 

Trabalho realizado por: Margarida Gaio, nº 9; Riana Venda, nº 13; Mafalda Picão nº 6 e Jéssica Ramos, nº1 da turma C, 7º Ano.

Ler mais: Ação de sensibilização para o consumo de pescado